Paranapiacaba
21/07/2019

Descrição

Festival de Inverno de Paranapiacaba
Com mais de 70 atrações, espalhadas por diversos pontos da Vila, são esperados cerca de 10 mil pessoas por dia.
Além de muita música permeando toda a Vila, a programação traz ainda 25 oficinas, intervenções de artes cênicas, mostra de audiovisual, feiras de artesanato e antiguidades, dança, circo e mostra fotográfica, contação de história e muito mais.

O que era apenas um acampamento de operários transformou-se na vila de Paranapiacaba "lugar de onde se vê o mar" surgiu por conta da primeira ferrovia do estado de São Paulo, graças ao espírito empreendedor de Barão de Mauá que encontrou nos ingleses parceiros ideais para realização do projeto tudo se deu por conta da expansão do café.

Programações do dia 21 de julho de 2018

​10h - VOCÊ É SHOW!
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentarem e poderão se inscrever diretamente no local.
Palco do Mercado

10h às 18h - CASA LÚDICA
Uma casa especialmente montada para as crianças com sala de jogos, brinquedos diversificados e um quintal das brincadeiras.
Rua Campos Salles, 458

10h às 18h - MAIS LAZER
Projeto itinerante de lazer com tenda dos desafios, jogos populares e projeções de vídeos.
Rua Campos Salles, em frente ao 459

10h às 18h - REGISTRA! SANTO ANDRÉ
Para a 18º edição do FIP, o projeto convidou seis fotógrafos do Lacuna Images para retratar os fazedores de cultura da Vila e realizar um ensaio artístico sobre o festival, que será produzido e exposto em um grande telão durante o evento. A Lacuna Images é um projeto do ABC paulista que busca reunir pessoas e suas expressões através da imagem, seja ela estática ou em movimento, e através delas documentar e contar histórias. Com Fernando Lago, Izabella Finote, Diego Coelho (Mek), Paulo Santana, Nario Barbosa e Danilo Martins Yoshioka.
Rua Campos Salles, em frente ao 459

​10h às 18h - FEIRA DO VINIL
Criada há 14 anos por moradores de Santo André para facilitar a comercialização de discos de vinil (LPs), a Feira do Vinil terá sete expositores que levarão cerca de cinco mil discos.
Campos Salles, 457

​10h às 18h - FEIRA DE ARTE E ANTIGUIDADES
Com a participação de expositores de diversos segmentos, a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba apresenta artesanatos exclusivos, de alta qualidade, para encantar turistas e moradores.

10h às 18h - VISÕES DA VILA FERROVIÁRIA – EDU GUIMARÃES
Exposição que conduz a um passeio além dos pontos turísticos de Paranapiacaba. Por meio de fotos do cotidiano, a proposta é que o visitante entre em contato com cenas que parecem distantes no tempo. (Intervenção e exposição)
Campos Salles, 456

10h às 18h - O Fantástico Imaginário na Vila de ParanapiacaBa e Santo André – CHRYS CLENCHED
Mostra promove o encontro entre estética do Rock com o imaginário, história e paisagem/arquitetura de Santo André, em especial com a Vila de Paranapiacaba. Temas como o imaginário fantástico medieval e literatura de horror do Rock são apresentados em tinta acrílica sobre tecidos. (Exposição)
Rua Campos Salles, 455

10h às 18h - SUDÁRIOS URBANOS – THIAGO ZANOTTA
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto apresenta o Salão Expandido, com artistas que participaram do Salão de Arte Contemporânea deste ano. Nesta obra, o artista apresenta uma de instalação de vídeo, som e telas com gravuras. Através de um tema comum, apresenta as relações do corpo urbano com as ruas das cidades pelo viés de uma “rastrografia”, ou seja, as marcas do ir e vir reveladas no chão, que aqui é tido como plataforma de inscrição. Este trabalho foi realizado em São Paulo (Brasil), Amsterdã (Holanda), Veneza (Itália), Casablanca (Marrocos), Paris (França), Havana (Cuba) e Roma (Itália). Será um produzido um Sudário durante o FIP. (Instalação)
Campos Salles, 456

​10h às 18h -- INTERVALO SHOW – MARCELO GUEDES E LARISSA CATTELANI
No intervalo das apresentações do 18º Festival de Inverno de Paranapiacaba também tem atração. Serão tocadas músicas de trabalhos autorais de artistas da Região, como forma de incentivo à produção cultural local e à música autoral. Os locutores Marcelo Guedes (ator e palhaço) e Larissa Cattelani (atriz) farão interações com o público.
Palcos

​11h – NA GRANJA – AMARELO COMPANHIA DE TEATRO
A história de uma estranha amizade que se depara com a morte. Cadu Garcia e Edson Thiago interpretam um galo e um ganso, dois amigos que criam um mundo próprio, misturando memória e invenção. Os personagens recitam trechos de autores como Mario de Andrade, Rubem Alves, Manoel de Barros e Lygia Fagundes Telles. (Teatro)
Rua Fox

12h - ORQUESTRA HUMANAÇÃO POPULAR – TERRA PRETA
Conjunto de sopros e percussão constituído a partir de pesquisas rítmicas regionais do Brasil como Carimbó, Ciranda, Coco de Roda, Maracatu, entre outros, apresenta ‘Terra Preta’, um repertório autoral e instrumental. Com Paulino Cesário (Lino), Clóvis Gomes (Jogo Duro), Vitor Alexander, Rafael Bras, Ícaro Donato, Clóvis Araújo, Roberto Oliveira, Pedro Ribeiro, Vinicius D’Assunção (Vini), Jorge Fofão e Kelly Silva. (Intervenção e show)
Rua Direita

12h - BANDA JANELA
Grupo formado por quatro amigos que em buscam o “Eu Maior” e levam seus ideais de vida para cima do palco. Sabendo do poder de um instante, abrem suas janelas e dedicam todos os momentos para sentir e fazer sentir. As músicas são autorais e inéditas. Com Tata Alves, Cauan Dias, Carol Lorac e Atila Adam. (Show)
Palco do Mercado
12h às 14h -- ESPETÁCULO DE CIRCO INTIMISTERIUM – RICARDO MALERBI
Uma intervenção itinerante com mágicas de proximidade apresentadas por um personagem misterioso. Pequenos e íntimos desafios da lógica e entendimento de mundo e das coisas como as conhecemos. Provocação e perguntas deixam o mistério no ar, intimamente plantados em cada espectador. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

​12h às 14h -- VIVÊNCIA MALABARISMO POSSÍVEL – CIA DO RELATIVO
Crianças e adultos poderão experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. Serão disponibilizadas sete instalações. A atividade acolhe desde pessoas inexperientes àquelas que queiram experimentar novos estímulos criativos. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 14h -- INTERVENÇÃO POÉTICA: PALAVRAS ERRANTES – EMILIE ANDRADE
Ao narrar seus pequenos episódios, que são como breves abraços, uma contadora de histórias dá notícias das bênçãos escondidas nos infortúnios e que não há atalho para as coisas que realmente importam. Com sua saia cheia de bolsos, carrega palavras ou objetos que pertencem a uma pequena estória. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

12h às 16h - RODA DE LEITURA
Com Muda Práticas Culturais e Educativas. Espaço permanente de mediação de leitura com livros ilustrados para todas as idades, bancos e almofadas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h - AUDIOTUR FICCIONAL EM PARANAPIACABA – BINEURAL-MONOKULTUR
Experiência sonora individual que toma o FIP como cenário para um percurso ficcional onde o protagonista é você. Cada participante receberá um fone de ouvido conectado a um aparelho reprodutor de MP3. Percorrerá sozinho, então, um trajeto desconhecido, recebendo as instruções de um personagem de ficção. Não recomendado para menores de 10 anos. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h -- DISCOTECAGEM – DJ SIMONÍSSIMA
Simoníssima é Dj, pesquisadora musical e gestora cultural, conhecida pelos seus sets criativos e buena onda, recheados de músicas para bailar, brasileiras e de outras bandas. Produz e apresenta o programa “Seleta Coletiva – Nas Batidas de um Brasil Plural” na rádio Graviola. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h - OFICINA PAISAGEM INVERTIDA – CIDADE INVERTIDA
Um trailer é utilizado como câmera fotográfica gigante, onde os participantes podem observar a cena exterior projetada e invertida numa tela translúcida. O público praticará a fotografia com câmeras de orifício, construídas com caixas/latas, acompanhando a seguir o processo de revelação química da imagem. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano (espaço externo)

12h às 16h - OFICINA ESTAMPARIA EM SACOLAS DE TECIDO – JAMAC – JARDIM MIRIAM ARTE CLUBE
Noções básicas da técnica de estêncil, pintura seriada a partir de molde vazado obtido por recorte de desenhos em folhas de acetato. As impressões serão desenvolvidas em sacolas de tecido e as padronagens serão relacionadas com a Vila Inglesa de Paranapiacaba. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

​12h às 16h - OFICINA CÂMERA MÁGICA – CIDADE INVERTIDA
Voltada principalmente a crianças e jovens, o objetivo é unir a construção artesanal de um objeto óptico (uma câmara obscura portátil) com a criação visual do mundo por cada indivíduo. O participante levará seu aparato para casa. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 - OFICINA TECIMENTO LIVRE: MACRAMÊ MODERNO – COM LETÍCIA MATOS
A artista ensina técnicas de tecimento livre, em que não é preciso usar ferramentas, como agulhas, para entrelaçar os fios. Os tecidos são confeccionados com as mãos e dedos e diversos tipos de nós. Os participantes vão conhecer as técnicas e produzir um suporte de plantas. Não recomendado para menores de 12 anos. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 -- OFICINA CARAMBA, CARIMBO! – EDITORA LOTE 42
Sem restrições de idade, o público é convidado a montar um livro manualmente e usar a criatividade para construir o seu conteúdo a partir de uma ampla seleção de carimbos com padrões, texturas, figuras geométricas e trechos da literatura brasileira selecionados para a atividade. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 16h30 - OFICINA BOLOLOFOS – CIA BOLOLOFOS
Neste ateliê criativo, as crianças participantes usam a imaginação para criar um boneco de pelúcia original. Elas recebem um boneco em branco que pode ser customizado em qualquer posição, com desenhos, cores, membros, cabelos e acessórios acrescentados com orientação dos artistas. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano

12h às 19h -- SANTO ANDRÉ DE MÚLTIPLOS TONS: OCUPAÇÃO SARAU NA Quebrada
Sarau na Quebrada em Paranapiacaba – Sarau Não Para em Paraná. O coletivo de cultura de rua realiza intercâmbio de saberes e fazeres. Oficinas, bate-papos e apresentações artísticas integram a programação. Com Neri Silvestre, Gláucia Adriani, Helio Neri, Sanara Lids, Palmieri, Cláudia, Vladmir, Angel, Marcia Lima, Gabriel, Tales, Rubinho, Reginaldo, Patrícia e Crispim. (Ocupação de Artes Integradas)
EE Senador Lacerda Franco (Quadra)

13h às 19h -- RÁdio Epaminondas – TRANSMISSÃO DO FIP
A Rádio Epaminondas fará transmissão em tempo real dos shows do Festival de Inverno de Paranapiacaba, que poderão ser conferidos em http://www.radioepaminondas.com.br. Com Renato Garcia Pafunda, Leandro Pegorim Garcia, Marcel Roger Vilela Garcia, Raul Araujo e Josicleide Borges.
Itinerante

​14h - ANA CACIMBA – Show delicadeza (FOTO)
O show ‘Delicadeza’ explora o lado compositora de Ana Cacimba e propõe uma reconexão com o seu próprio sagrado feminino. As composições estão imbuídas da cultura afro-indígena e a conexão com o continente africano é facilmente perceptível no cenário, no canto, no toque do tambor. (Show).
Rua Fox

14h -- ESPETÁCULO DANÇA PERFORMANCES FABULOSAS – CAROLINA VELASQUEZ
Os fabulosos são seres criados pela artista plástica e performer Carolina Velasquez, que mistura elementos humanos, animais e fantasiosos. O público é convidado a interagir com os Fabulosos, brincar com os tecidos e bexigas ao vento e com a própria respiração. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

14h - Zefa, a esperta camponesa – CIA DAMAS EM TRAMAS
Um rei e um monstro colocam o reino na miséria. Charadas impossíveis aparecem como única alternativa. Uma menina esperta e determinada. Aonde essa garota e o povo vão chegar? Inspirada no conto “A Esperta Filha do Camponês”, dos Irmãos Grimm, Zefa é dona de seu próprio destino. Com Bibiana Caneppele e Laura Amaral. (Teatro)
Biblioteca

15h - Folk Como Ocê Gosta
Música, poesia e rock rural. Essa é a definição do Folk Como Ocê Gosta, banda de Bragança Paulista composta por Paulo Garcia, Rodrigo Oliveira, Glaucio Leme e Robert Sinclair. Preservando as origens, o grupo apresenta canções autorais e releituras de clássicos, influenciados por Nando Reis, Belchior, Milton Nascimento, Almir Sater e outros grandes artistas. (Show)
Rua Direita

15h -- VOCÊ É SHOW!
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentarem e poderão se inscrever diretamente no local.
Rua Fox

15h -- Stefano Moliner Quinteto
Jazz instrumental quase improvisado, temas clássicos, trilhas autorias e improvisações fazem parte do repertório cheio de riqueza musical. Com Cássio Ferreira, Lucas Macedo, Saulo Martins, Ivan de Castro, Eliezer Ignácio e Stefano Moliner. (Show)
Palco do Mercado

15h -- PROJETO VELOCIDADE
A relação das pessoas com o “Tempo” é o tema de intervenções que demostram reverberações no comportamento, saúde e cotidiano. Com Escola Livre de Dança de Santo André: Aghata Carolina Cunha Pinto, Danielle Satiko Kaneko, Luann Menezes de Souza Dias, Danieli de Castro, Gabriela Castro Cergol, Letícia Mara de Oliveira, Taiane Maiara Klein e Vanessa Mitiko Deguti. (Dança)
Rua da Estação (Pau da Missa)

15h às 16h - INTERVENÇÃO MUSICAL EMBLUES BEER BAND
O grupo de Embu das Artes une a formação das tradicionais bandas de Nova Orleans (EUA) com instrumentos não convencionais e influência do jazz, blues, folk e de música regional brasileira. Com Fábio Véio, Marcel Moreno, Juan Jarandilha, Ivan Valle e Rafael Massi. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

16h -- A SANFONÁSTICA MULHER-LONA – LÍVIA MATOS
A artista, musicista e socióloga Lívia Mattos, sanfoneira da banda de Chico César, apresenta um mini-concerto ambulante comandado por uma personagem vestida de lona de circo, que toca acordeom, transita pelo público e o carrega por todo o Festival, como um picadeiro ao ar livre. Parceria Sesc Santo André.
Coreto

16h -- ARRASTÃO MULTICULTURAL – BALÉ POPULAR CORDÃO DA TERRA
O grupo traz tambores e vozes para apresentar ritmos e danças da cultura popular como Carimbó, Maracatu, Cacuriá, Coco, Bumba-Meu-Boi, Baianada, Ciranda. A intervenção itinerante arrasta o público com a música e a dança, finalizando a atividade com uma grande roda de Ciranda. (Intervenção)
Itinerante

17h - HARMÔNICOS – GAITAS SEM LIMITES
Os Harmônicos tocam sucessos de vários estilos, que vão do samba ao rock, passando pelo country e pelo jazz. Mas o repertório eclético não é o que mais impressiona: o diferencial fica por conta das diversas gaitas. Com Geison Cezare, Marcio Scialis, Marcio Maresia e Little Will. (Show)
Rua Fox

18h -- A lenda do Véu da Noiva – JULIANA FLAMINIO
Em meio à neblina típica de Paranapiacaba, surge uma noiva fantasma em busca de seu amado. A “Lenda do Véu da Noiva” é uma das histórias que faz parte do patrimônio imaterial da Vila de Paranapiacaba. (Intervenção)
Parte Alta

18h -- HILLBILLY Roots
O grupo possui um formato acústico, preservando o verdadeiro formato Hillbilly americano. Sem perder suas raízes, manteve instrumentos como o banjo, o bandolin e a característica principal: a Gaita Country. Com Geison Cezare, Marcio Scialis, Alex Fernandes, Leandro Gossi e Edson Junior. (Show)
Palco do Mercado

18h - MODA DE ROCK (FOTO)
O projeto Moda de Rock adapta versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira e já se apresentou com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Robertinho de Recife, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Angra e Megadeth) o percussionista Marcos Suzano e Renato Teixeira. Com Ricardo Vignini e Zé Helder. (Show)
Rua Direita

18h - TRIBUTO A B.B.KING – NUNO MINDELIS, VICTOR BIGLIONE E GREG WILSON
Com o objetivo de homenagear um dos maiores ícones do Blues, os renomados guitarristas Nuno Mindelis, Victor Biglione e Greg Wilson prestam tributo com novos arranjos e versões em músicas que remetem a arte de B.B. King. O repertório especial recorda as canções que fizeram mais sucesso entre os 50 discos gravados nos 60 anos de carreira. Não recomendado para menores de 12 anos. Retirada de convites gratuitos com 1h de antecedência. Parceria Sesc Santo André.
Clube União Lyra Serrano
Programação Paralela

Muitas ruínas, pouco modernismo e muita história para contar, com população estimada em 1000 habitantes, aqui parece que o tempo não passou, venha conhecer Paranapiacaba.

Itens inclusos no pacote

  • Ônibus executivo 46 lugares
  • Água copinho a bordo
  • Seguro viagem
  • Programação 21/07/2019

Itens não inclusos no pacote

  • Refeições
  • Qualquer outro item não citado acima

Valores e pagamentos

- Valor: R$ 98,00 para cada passageiro a partir 5 anos de idade.
- *Grátis para crianças até 4 anos. Condição de gratuidade informada em observações.

Formas de pagamento

- Cartão crédito em até 12x.
- Pagamento à vista no boleto bancário (via site)


Pontos de embarque

  • Posto Shell Shopping Sp Market - SSP

    Av. das Nações Unidas, 22.285, Comp.: Em frente ao Sp Market, Bairro Jurubatuba, CEP 04795-100, São Paulo/SP

  • Estação Barra Funda Metrô - Zona Oeste - SSP

    Rua Tagipuru, 641, Bairro Barra Funda, CEP 01156-000, São Paulo/SP


Observações

Obrigatório portar RG com expedição menor que 10 anos, CNH ou passaporte para embarque.
 Chegar com 20 minutos de antecedência para procedimentos de check-in.
 Caso necessário o roteiro poderá sofrer alterações sem prévio aviso.
 Água mineral é servida somente na ida e no retorno da viagem durante os passeios não.
 Crianças menores de idade sem os pais, necessário autorização judicial, com um deles documentos de comprovação.
 Crianças até 5 anos, não pagam passagem viajando no colo.
 Programe seu retorno para casa estamos sujeito a imprevistos e atrasos no retorno da viagem.
 Desembarque no mesmo local de embarque, não é permitido desembarcar no percurso.

 CANCELAMENTOS / DESISTÊNCIAS:
* Com 30 dias de antecedência, devolução do pagamento, com multa de 10% do valor do pacote, estornados 90% ao cliente
* De 29 a 11 dias de antecedência, devolução do pagamento, com multa de 40% do valor do pacote, estornados 60% ao cliente.
* Até 10 dias de antecedência, devolução do pagamento, com multa de 90% do valor do pacote, estornados 10% ao cliente.

* Condição de gratuidade: criança viaja na mesma poltrona do adulto responsável pagante.